Ao lado, cartaz de divulgação do seminário
Da Redação do Sindsprev/RJ
No próximo sábado (16 de abril), das 10 às 16h, acontece o seminário sobre o livro ‘Contra o Gramscianismo – Uma crítica marxista ao neorreformismo’, com exposição e coordenação do autor, Leovegildo Pereira Leal. A atividade será realizada na Regional 3 do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), na rua Conde de Bonfim, 297 – sala 1108, Tijuca (próximo ao Metrô da Saenz Pena).
Contrariamente ao reformismo clássico, o neorreformismo gramisciniano se coloca como uma proposta de ‘marxismo do novo tempo’. As consequências da abdicação da revolução ou uma nova compreensão desta, como o faz Gramsci, por partidos proletários já podem ser percebidas hoje com o esvaziamento de sindicatos, o esmorecimento da luta dos trabalhadores e o avanço dos estados capitalistas contra o proletariado.
O aprofundamento desses conceitos, assim como um extenso estudo da obra de Antonio Gramisci sob a visão marxista, é o que pretende Leovegildo Pereira Leal em seu livro ‘Contra o Gramiscianismo – Uma Crítica Marxista ao Neorreformismo’.