Da Redação do Sindsprev-RJ
Por Hélcio Duarte Filho
Servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal se encontram, nesta quinta-feira (16), a partir das 15 horas, na Candelária, no Centro do Rio, para passeata conjunta em defesa da Educação, da Saúde, da Previdência e dos serviços públicos em geral e em oposição às reformas constitucionais que retiram direitos dos trabalhadores.
A manifestação é parte do dia nacional de mobilizações, que deverá movimentar servidores em todas as regiões do país e que terá ato centralizado em Brasília, também à tarde, na marcha do funcionalismo e da Educação. Será o primeiro dia de protestos articulados nacionalmente pelo funcionalismo desde que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiu interinamente a Presidência da República.
Os servidores da saúde e do seguro social vão participar do ato. Os trabalhadores do INSS, porém, fazem antes manifestação em frente à Gerência Executiva Centro, das 12 horas às 14 horas. Também nesta data haverá paralisação de duas horas nas agências, em horários a serem definidos em cada local, com mobilização e busca de diálogo com os segurados em torno das ameaças que pairam sobre a Previdência e os trabalhadores.